Mercado Farmacêutico cresce acima da inflação e atinge R$ 222 bilhões.
O mercado farmacêutico brasileiro segue em forte expansão. Segundo levantamento Highlights, do Close-Up International, o canal farmácia atingiu R$ 222 bilhões em vendas ao consumidor no acumulado até abril de 2025 (MAT 04/25), com crescimento anual médio (CAGR) de 11,3% desde 2021.
No período, os Medicamentos de Prescrição (MPX) foram os maiores responsáveis pelo resultado total (54,8%), acompanhados por não medicamentos (30,5%) e Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), com 14,7%.
Força das grandes redes e do digital
As grandes redes de farmácias mantêm quase metade do mercado (48,7%), seguidas pelas associativistas (21,9%) e independentes (17,8%).
O varejo digital foi o canal que mais evoluiu em valor (+27,8%) e volume (+34,1%) nos últimos anos, embora ainda represente uma fatia menor do todo.
Pelo estudo, as farmácias independentes e associativistas crescem, basicamente, pela inclusão de preços, e não por ganho real em volume.
Drivers de crescimento
Medicamentos de Prescrição (MPX): crescimento sustentado por maior volume, especialmente nos genéricos (+16,4%).
Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs): alta ligada ao aumento de preços (+27,9%).
Não medicamentos (NMEDs): com melhor performance, tiveram os pilares de lançamentos e preços crescendo na medida do incremento de volume.
No geral, todos os segmentos tiveram reajustes de preços acima da inflação, com destaque para os genéricos, que se mantêm mais competitivos do que produtos de marca.
ESTAMOS SEMPRE PREPARADOS
PARA TE AJUDAR
Fique à vontade para tirar suas dúvidas com a gente. Estamos aqui para ouvir suas sugestões, reclamações, dúvidas, e, se precisar de mais informações sobre o "mundo" da Allpharma, será um prazer compartilhar com você!
Ao continuar utilizando nosso site, você concorda com que armazenemos cookies em seu dispositivo para melhoria contínua da experiência de navegação dos usuários além do possível tratamento de dados. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, os cookies continuarão ativos.
Política de privacidade