Blog

Cade aprova fusão de duas das maiores distribuidoras de insumos farmacêuticos do País

Cade aprova fusão de duas das maiores distribuidoras de insumos farmacêuticos do País

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta terça-feira, 30 de setembro, a aquisição da Gemini Indústria de Insumos Farmacêuticos pela SM Empreendimentos, integrante do Grupo Fagron. A operação, que havia sido notificada ao Cade em dezembro de 2024, reúne duas das maiores distribuidoras de insumos farmacêuticos do país.

Além da aquisição do controle integral da Gemini, a operação também envolve a subsidiária Lepuge, que em conjunto com a Gemini constitui a Purifarma.

O Grupo Fagron atua principalmente no mercado nacional de distribuição de insumos farmacêuticos, cosméticos, alimentícios, fitoterápicos e veterinários para farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, cosméticas, alimentícias e veterinárias, além de órgãos públicos. A empresa também realiza vendas de artigos de proteção individual para uso laboratorial, bem como distribuição de embalagens de vidro e plástico e acessórios relacionados. A Purifarma atua nos mesmos segmentos de mercado que a Gemini, ampliando o alcance dessa união.

Preliminarmente, a Superintendência-Geral do Cade havia recomendado a rejeição da operação, apontando riscos de aumento da concentração e redução da rivalidade no setor. O parecer destacou que o mercado farmacêutico brasileiro vem passando por um processo de concentração, favorecendo a dominância de poucos grupos de grande porte.

Ainda assim, o relator do caso em plenário, conselheiro Carlos Jacques, considerou que a aprovação seria possível mediante a celebração de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC). Esse compromisso prevê medidas como o desinvestimento de ativos logísticos e a adoção de compromissos comportamentais.

Segundo Jacques, o acordo impõe salvaguardas essenciais para preservar a rivalidade e mitigar potenciais efeitos anticoncorrenciais, garantindo condições adequadas de concorrência. Por unanimidade, o tribunal do Cade seguiu o voto do relator e aprovou a operação mediante a formalização do acordo.

ESTAMOS SEMPRE PREPARADOS

PARA TE AJUDAR

Fique à vontade para tirar suas dúvidas com a gente. Estamos aqui para ouvir suas sugestões, reclamações, dúvidas, e, se precisar de mais informações sobre o "mundo" da Allpharma, será um prazer compartilhar com você! 

Ao continuar utilizando nosso site, você concorda com que armazenemos cookies em seu dispositivo para melhoria contínua da experiência de navegação dos usuários além do possível tratamento de dados. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, os cookies continuarão ativos.

Política de privacidade
2 Faça seu orçamento